LOGO_UFCat v3.0              

LOGO_CABEÇALHO
Imagem - Capa - Notícia

ESCRITOR JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA PARTICIPA DE AULA FINAL DE DISCIPLINA DO PPGEL

Atualizada em 28/02/22 23:38.

Nesta tarde de 23 de Dezembro de 2020, os alunos da disciplina “Memória e identidade em literatura”, ministrada pelas Profas. Dras. Silvana Augusta Barbosa Carrijo e Fabianna Simão Bellizzi Carneiro, no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFG/UFCAT em transição), foram abrilhantados com a presença do escritor paulista João Anzanello Carrascoza (Cravinhos-SP, 1962).

Carrascoza é autor dos romances que compõem a Trilogia do adeus, além de diversos livros de contos como Aquela água toda e Catálogo de perdas. Suas histórias, apresentadas em prosa poética pontilhada de lirismo e rara sensibilidade, foram traduzidas para o bengali, croata, espanhol, francês, inglês, italiano, sueco e tâmil. Recebeu três vezes o prêmio Jabuti, quatro vezes o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, tornando-se hors-concours, duas vezes o prêmio da Fundação Biblioteca Nacional, o prêmio da APCA e da Cátedra Unesco, além dos internacionais Radio France e White Ravens.

A aula contou com a presença de Bruno Oliveira, egresso do Curso de Graduação em Letras-Português e do PPGEL (UFCAT), que defendeu a dissertação intitulada O volume da ausência: sujeito, diálogo e morte em João Anzanello Carrascoza, sob orientação da Profa. Dra. Grenissa Bonvino Stafuzza. Bruno Oliveira segue pesquisando sobre a obra do autor, agora a nível de Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP/Araraquara, com o projeto de pesquisa intitulado “Os ideologemas da morte nos escritos de João Anzanello Carrascoza: uma abordagem bakhtiniana”, sob orientação da Profa. Dra. Renata Maria Faccuri Coelho Marchezan. Fez-se presente também na aula em pauta o Prof. Dr. Tiago Ribeiro Nunes, do Curso de Psicologia do IBIOTEC/UFCAT, admirador confesso da obra de Carrascoza.

O escritor discorreu sobre a presença da memória em vários textos que compõem sua fortuna literária e, em seguida, respondeu a perguntas suscitadas pelo público. O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (Mestrado e Doutorado) – UFG/UFCAT em transição, bem como as docentes e os discentes da disciplina e a Unidade Acadêmica de Letras e Linguística (UFCAT) agradecem esta valiosa e generosa participação do escritor, às vésperas de Natal, no escopo das discussões proporcionadas sobre o consórcio entre literatura, memória e identidade.

 

Foto - Carrascoza

 

 

Postado por: Lucas Silvério Martins