Colóquio I

Colóquios do Mestrado em Estudos da Linguagem - Edição 1 - 2016

Atualizada em 07/11/16 11:44.

A palestra "A produção literária juvenil contemporânea”, será proferida pela Profa. Dra. Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, da UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras de Assis, no dia 18 de abril de 2016, às 19 horas, no Auditório Paulo Bastos Perillo, na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Os Colóquios do Mestrado em Estudos da Linguagem pretendem ser um ciclo de palestras a se realizar ao longo do ano de 2016, e seguintes, no intuito de apresentar pesquisas e discutir temas pertinentes aos estudos da linguagem.

As falas apresentam como público alvo não apenas os/as mestrandos/as mas toda a comunidade interna e externa da Regional Catalão , incluindo professores e professoras da educação básica. Particularmente essa edição interessa todos os profissionais envolvidos com o campo da leitura e a todos/as apaixonados pela literatura.

A primeira palestra, intitulada “A produção literária juvenil contemporânea”, será proferida pela Profa. Dra. Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, da UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras de Assis, no dia 18 de abril de 2016, às 19 horas, no Auditório Paulo Bastos Perillo, na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.
As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas no local do evento. Haverá emissão de certificado.

Título: A PRODUÇÃO LITERÁRIA JUVENIL CONTEMPORÂNEA
Resumo: A palestra tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca do entrecruzamento social que ocorre na relação que se estabelece entre leitor e livro na contemporaneidade. Mais especificamente, pretende-se discutir a literatura juvenil como subssistema cultural no qual se integram as práticas de leitura do jovem leitor. Esta perspectiva coloca no centro do debate questões sobre qualidade estética de textos e ilustrações, relação com outros objetos culturais e mercado editorial. Neste século XXI, notam-se mudanças significativas nas práticas do mercado de livros. Em nosso país, notamos um fortalecimento de grandes redes livreiras e a presença de alguns grupos editoriais poderosos, inclusive estrangeiros. É sobre esta prática, o comércio do livro, o papel do educador como mediador de leituras e a formação do leitor que se pretende tratar.
Palavras-chave: Formação do leitor; literatura e mercado; produção livresca.

A Profa. Dra. Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira é doutora na área de Literaturas de Língua Portuguesa, pela UNESP, câmpus de Assis-São Paulo, com linha de pesquisa em Literatura e Vida Social. Possui experiência nas áreas de Literatura, Leitura e Ensino, com ênfase em Formação do Leitor. Temas de pesquisa mais recorrentes: leitura, literatura infantil e juvenil, e formação de leitores. Professora assistente doutora na Faculdade de Ciências e Letras/ FCL da UNESP, câmpus de Assis. Membro dos Grupos de Pesquisa Leitura e Literatura na Escola (UNESP - Assis - SP) e Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades (UTFPR-Curitiba-PR).

Colóquio I

Fonte: Mestrado em Estudos da Linguagem