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Gisele

NOTA DE PESAR - Pelo falecimento da Profa. Dra. Gisele da Paz Nunes

Atualizada em 05/12/16 11:21.

O Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem notifica com grande pesar o falecimento da Profa. Dra. Gisele da Paz Nunes, integrante de seu corpo docente, nesta segunda, 05/12. O velório está ocorrendo na Casa de Velórios do Cemitério São Pedro e o sepultamento está previsto para as 16h30min, deste mesmo dia, no Cemitério Municipal.

A profa. Dra. Gisele da Paz Nunes integrava o corpo docente do PPGEL desde sua fundação em 2011, sendo uma das fundadoras da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística. Doutora em Linguística pela UNESP,  estava associada à linha 3 e desenvolvia pesquisa na áreas de fonética e fonologia, aquisição de língua materna, estudo e ensino, análise de cartilhas / livros didáticos, alfabetização, língua portuguesa e ensino fundamental.

A docente deixa enorme legado pessoal e acadêmico, sendo sua perda inestimável para a Unidade de Letras e para o Mestrado em Estudos da Linguagem. Aos familiares, externamos nossos votos de conforto nesse momento de indescritível tristeza.

Recentemente foi publicado seu livro Alfabetização pela cartilha: implicações didáticas, pelo DEPECAC/ Editora Letras do Cerrado.

Alfabetização

Resumo: Este livro é o resultado da análise de seis cartilhas tradicionais usadas por professores de escolas públicas de Catalão (GO). Com base na Linguística, a autora discute muitos problemas que os alfabetizadores enfrentam no cotidiano, em sala de aula, e critica as cartilhas por estes dois motivos: oferecem um ensino padronizado a todas as crianças, como se elas fossem iguais, e se propõem a desenvolver apenas o letramento. Assim, a partir de referencial teórico consistente, apresenta uma ampla pesquisa sobre os aspectos históricos e as diferentes concepções da alfabetização; estabelece uma comparação entre o sistema de sílabas, por meio de palavras-chave, nas cartilhas, e a aquisição da fala e entre alfabetização e letramento; além disso, citando Cagliari, mostra que a leitura precede a escrita. Depois de feita uma análise minuciosa a respeito da conceituação da unidade “sílaba”, a autora conclui que, apesar de a língua portuguesa não ter escrita silábica, a noção de sílaba é percebida rapidamente pelas crianças durante a alfabetização; todas as cartilhas trabalham as sílabas e 50% de suas atividades se dedicam a ensinar a família silábica.

Fonte: Mestrado em Estudos da Linguagem