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SOBRE O PPGEL

APRESENTAÇÃO

     O Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) apresenta, na escolha de seu nome e de sua área de concentração, a tentativa de congregar estudos que envolvam a linguagem em uma perspectiva ampla, interligada a aspectos da cultura e da identidade. O enfoque na conexão entre esses três elementos marca a possibilidade de se pensar a linguagem como constituinte das expressões culturais e identitárias, com toda a complexidade que as envolvem.   

     Relacionar linguagem, cultura e identidade pressupõe que o estudo da linguagem, tanto em suas manifestações que privilegiam atos comunicacionais, como nas que seu adesamento resulta em produções artísticas e literárias, não se restringe a um ou outro campo disciplinar. Pelo contrário, o olhar que se volta para as questões de linguagem, deve considerar a necessidade de uma perspectiva que atravesse várias disciplinas e campos do saber. No território movediço da linguagem, a relação que esta estabelece com esses outros campos é fundamental para sua compreensão.  

     Assim, mesmo que tradicionalmente a área de Letras esteja dividida em subáreas que demarcam o campo dos estudos da língua e da literatura, o Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) pretende congregar esforços de pesquisas e leituras que levem em consideração a realidade fronteiriça dessas duas frentes de produção de conhecimento na área de Letras.  

     Pesquisas que congregam a relação entre a literatura e a constituição do espaço regional, bem como a relação da literatura com as questões relativas à memória, às relações de gênero e aos modos de expressão dos variados grupos sociais, minoritários ou não, constituem um modo de se pensar a linguagem literária em cruzamento com amplos espectros da vida humana. Assim, a crítica e a teoria literárias se ligam à antropologia, à sociologia e à filosofia e alia-se ao estudo das relações da literatura com outras artes, como a pintura, a música e as produções gráficas e imagéticas.  

     Os processos de constituição da língua, vistos a partir de uma abordagem diacrônica e histórica, podem servir para resgatar aspectos da memória coletiva que ficariam invisibilizados não fosse o esforço de resgate da documentação linguística correspondente. Aspectos da organização cultural e social mostram-se na língua, como evidenciam os estudos de orientação sócio-linguística-filológica, nos níveis gramaticais e lexicais, cujas investigações são amparadas na concepção de que a língua interpreta a cultura que, na sua dinâmica, avança mais rapidamente no tempo e se realça nas múltiplas realizações da linguagem.  

Além disso, os estudos sobre texto e discurso mobilizam diversas concepções, orientando questões acadêmico-científicas referentes à leitura e seu ensino, aos processos de textualização e retextualização, ao estudo de gêneros discursivos, às teorias da enunciação, observando a linguagem como uma prática que envolve os sujeitos, em interação, e o grupo a que pertencem. Sob essa perspectiva multidisciplinar, as pesquisas sobre a linguagem, ao considerarem texto e discurso como objetos de estudo, preocupam-se com a produção e circulação dos sentidos historicamente construídos, bem como os processos de subjetivação que interferem na constituição de identidades e subjetividades. 

     Plasmada, orientada, enriquecida e tornada possível graças ao acúmulo de experiências passadas pelos membros da comunidade, a linguagem  não passa incólume pelas variadas e complexas transformações da sociedade moderna. Novos códigos, signos, discursos, contextos sócio-culturais, formas narrativas e identidades se estabelecem e perdem suas fronteiras ao seguir frente às demandas de registro da experiência humana. Nesse cenário, o Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) pautará uma formação marcada pela interdisciplinaridade das pesquisas sobre a linguagem, permeadas, sobretudo, pela cultura e pelas múltiplas identidades que se refletem e se refratam na/pela linguagem.

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

     O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) é constituído pela área de concentração Linguagem, Cultura e Identidade. A proposta desta área é considerar a linguagem em sua perspectiva interdisciplinar, constituinte da cultura e fomentadora de identidades.

 

OBJETIVOS

No decorrer de sua existência, o Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFG (PPGEL) tem efetuado ações no sentido de sua consolidação, apresentando, para tanto, os seguintes objetivos:

Objetivo Geral:

Formar Mestres e Doutores para atuar na área de Letras como pesquisadores e docentes, tanto do ensino superior quanto da educação básica.

Objetivos Específicos:

1. Habilitar profissionais para a docência e a pesquisa para os cursos de Letras que, no exercício da sua atividade, possam ministrar aulas e desenvolver pesquisas científicas e atividades de extensão, ancorados por conhecimentos teórico-metodológicos na área de Estudos da Linguagem.

2. Promover a convergência da investigação científica através da articulação interdisciplinar contemplada nos núcleos temáticos existentes dentro das linhas de pesquisa e da área de concentração.

3. Estimular a participação docente e discente como elemento do processo de renovação de conhecimento na área de Letras por meio de eventos de natureza acadêmico-científica de outros programas da área.

4. Aprofundar a integração entre graduação e pós-graduação, através de participação docente e discente em pesquisas, eventos, produções bibliográficas, reuniões de grupos de estudos e estágios de docência.

5. Contribuir para a formação de recursos humanos, especialmente à docência na educação básica, oferecendo sólida formação em todas as atividades do PPGEL, de modo a habilitar os egressos a se inserirem no mercado de trabalho da educação/formação no ensino de língua materna e estrangeiras e literaturas.

6. Contribuir para a formação de recursos humanos nas habilitações que competem aos egressos de graduações em Letras e que buscam no PPGEL a consolidação de suas práticas profissionais, seja no serviço público ou não (servidores técnicos federais, secretários, tutores educacionais).

 

SOBRE

     O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) é constituído pela área de concentração Linguagem, Cultura e Identidade. A proposta desta área é considerar a linguagem em sua perspectiva interdisciplinar, constituinte da cultura e fomentadora de identidades.

Sendo assim, apresenta, na escolha de seu nome e de sua área de concentração, a tentativa de congregar estudos que envolvam a linguagem em uma perspectiva ampla, interligada a aspectos da cultura e da identidade. O enfoque na conexão entre esses três elementos marca a possibilidade de se pensar a linguagem como constituinte das expressões culturais e identitárias, com toda a complexidade que as envolvem.   

O programa se subdivide em três linhas de pesquisa:

 

Linha 1 - Discurso, Sujeito e Sociedade

Aborda os estudos do discurso com o objetivo de refletir sobre a organização e funcionamento discursivo em materialidades verbo-visuais, vinculados às condições histórico-sociais de enunciação e constituição, bem como sua relação com o sujeito, a produção da subjetividade e construções identitárias, tendo em vista as práticas discursivas que circulam socialmente, seja nas instâncias da ciência, da educação, da mídia ou em espaços institucionais.

 

Linha 2 - Literatura, Memória e Identidade:

Estudo das relações da literatura com as questões da identidade e da alteridade, das relações de gênero, da memória individual e coletiva, considerando os lugares de fala de diferentes grupos sociais e étnicos e os diversos modos de realização formal do texto literário, bem como a sua relação com as outras artes. 

 

Linha 3 - Língua, Linguagem e Cultura:

Estudo das relações entre a língua, a linguagem e a cultura e suas manifestações em suportes e gêneros diversos e épocas diferentes. Acolhe pesquisas que tenham como foco as múltiplas e indissociáveis expressões dos atos de representar e significar as interações humanas na linguagem e na cultura, em paradigmas teóricos de pesquisa e ensino de línguas.