Logo final - PPGEL - Com fundo branco

Redes sociais:

Orientações para apresentações no VIII SEPPGEL

Em relação aos debates dos projetos:

Cada discente terá 10 minutos para expor os pontos centrais do projeto; o/a debatedor/a terá 25 minutos para expor suas observações sobre o projeto em discussão; o discente terá 10 minutos para considerações em relação ao exposto pelo professor.

Para otimizarmos o tempo das comunicações, pensamos em um modo de exposição mais dinâmica e objetiva, de modo que chame a atenção do público participante. Assim, ao elaborar a sua apresentação, com tempo estimado de 10 minutos, tenha em mente os seguintes aspectos:

1) Estabeleça o objetivo da sua fala e pense, neste momento de elaboração, no roteiro de sua apresentação

 

2) Na escrita do roteiro, divida a comunicação em três partes, a saber:

a) introdução: exponha o seu objeto de investigação, filiação teórica, orientação, objetivos e justificativa.

(Conte ao seu interlocutor o que você estuda, o que lê, onde pretende chegar e o porquê de realizar tal pesquisa)

b) desenvolvimento: explique do que se trata sua pesquisa e como os objetivos estão enredados à teoria e à análise.

(Conte ao seu interlocutor como você maneja a coleta de dados, as leituras teóricas e mobiliza essas questões para as análises)

c) conclusão: mostre a que resultados chegou até o momento a partir do caminho trilhado e quais são os passos futuros.

(Conte ao seu interlocutor o que descobriu, como descobriu, mostre como os seus resultados estão alinhados aos objetivos iniciais e o que pode ser pesquisado ainda)

 

3) Durante a sua apresentação, evite ler os slides porque o seu público gostaria de tomar conhecimento da exposição de suas ideias e o material imagético é apenas um auxílio para nortear a sua fala. Quando a leitura se fizer, de fato, necessária, é preciso se sobressair mostrando familiaridade com o material. Neste momento de leitura, olhe para a câmera, gesticule, enfatize as palavras-chave e atente-se à pontuação, de modo que a leitura fique compreensível.

 

4) Ao elaborar a fala, enumere as páginas, destaque as informações importantes e deixe um espaço nas margens para lembretes de última hora, além, é claro, de usar fonte legível. Caso não seja possível imprimir o texto, teste antes como fazer a apresentação com três janelas abertas, considerando: a sala de videoconferência, o arquivo de texto e o arquivo de imagem.

 

5) Tome nota de todos os apontamentos feitos e estabeleça o modo como os responderá, caso seja necessário.

 

6) Com relação aos recursos visuais, destaque as informações pertinentes e não sobrecarregue os slides com muitas informações porque um conteúdo transmitido adequadamente retém a atenção do público. Pense, também, em um fio condutor da apresentação, de modo a explicitar objetividade e clareza.

 

7) Treine antes para não ultrapassar o tempo estabelecido, respeitando o público e a organização do evento. Ao ensaiar, tome nota do tempo da apresentação.