LOGO_UFCat v3.0              

LOGO_CABEÇALHO
Linguagem

Revista Linguagem - Estudos e Pesquisas é classificada com Qualis B2 pela CAPES

Actualizado en 19/12/16 12:38 .

A classificação Qualis CAPES foi divulgada na Plataforma Sucupira (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/) e se refere ao ano de 2015, significando uma conquista de grande relevância para o Mestrado em Estudos da Linguagem.

A Revista Linguagem: Estudos e Pesquisas (ISSN on line 2358-1042) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação Stricto  Sensu - Mestrado em Estudos da Linguagem da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão e se propõe a ser um espaço de divulgação de pesquisas das áreas de Letras, Linguística e Artes.

 Imagem para capa da revista

A Revista Linguagem: Estudos e Pesquisas  (https://www.revistas.ufg.br/lep/index) tem como editora atual a Profa. Dra. Maria Helena de Paula que, juntamente com a equipe editorial formada pelos docentes Alexander Meireles da Silva, Antônio Fernandes Júnior, Grenissa Bonvino Stafuzza, Luciana Borges e Oziris Borges Filho, não tem medido esforços para manter a qualidade e melhorar a avaliação do periódico.

A avaliação com extrato Qualis B2 é relevante uma vez que os artigos publicados na revista integrarão, a partir dessa classificação, os artigos pontuados no Coleta Sucupira.

A revista tem como objetivos ser um espaço de publicação para áreas múltiplas do saber direcionado, prioritariamente, ao público universitário, sendo aberto à pluralidade teórico-metodológica; ser um espaço de reflexão científico-cultural; ser um espaço que propicie o intercâmbio e a divulgação de produções especializadas de pesquisadores de diferentes instituições, nas áreas de Letras, Linguística e Artes e não cobra por submissão, avaliação e publicação dos artigos, configurando-se, assim, como periódico de publicação e acesso gratuitos e livres.

LINGUAGEM – estudos e pesquisas” foi criada em 1997, graças ao esforço do então Curso de Letras, notadamente dos professores Braz José Coelho e Sirlene Duarte que, juntos, levaram a cabo esse projeto até 2010, apesar de todas as dificuldades enfrentadas. É a primeira revista da Universidade Federal de Goiás (UFG) em um campus do interior, o que torna a sua criação, em anos e contextos mais duros do Campus Catalão e pouco conhecimento das regras editoriais de qualificação de periódicos, um pioneirismo do Departamento de Letras. Ao completar treze volumes, em 2010, deixa de ser anual e, com o fito de atender a critérios de qualidade, torna-se semestral. No segundo semestre de 2011, com a aprovação do Mestrado em Estudos da Linguagem, a pioneira LINGUAGEM – estudos e pesquisas assume o desafio de ser a revista deste programa de pós-graduação do Departamento de Letras da UFG/Campus Catalão. É nas trilhas do pioneirismo de seus idealizadores que, reformulada em seu projeto editorial, LINGUAGEM – estudos e pesquisas mantém o propósito de sua criação: ser um espaço de divulgação de estudos e pesquisas que envolvam a linguagem, em suas multifacetadas relações com outros objetos que a constituem e com ela se relacionam.”

A partir do volume 20, ano 2016, a LINGUAGEM – estudos e pesquisas assume o desafio de ser um periódico de suporte apenas eletrônico, cessando a sua versão impressa.

A revista é afiliada à ABEC e está indexada em várias bases de dados, como LATINDEX, SUMARIOS.ORG, IBICT, REDIB, DOAJ e outras.


 

Fuente: Mestrado em Estudos da Linguagem