Ciclo de colóquios - Ensino de línguas e violência

Cabeçalho - Ciclo de colóquios

Clique aqui para assistir, em nosso canal do YouTube, o primeiro ciclo de colóquios "Ensino de línguas e violência".

26/03/2021

Prof. Dr. Mariano Dublin (UNLP) - Línguas e educação: Preconceito e Violência sobra as línguas e culturas indígenas;

Giovanni Lopes Martins - Ensino de língua e libertação ideológica como um projeto de nação unificada.

02/04/2021

Daniel Rudas-Burgos e Andrey Castiblanco (Instituto Caro y Cuervo Colombia) - Campesinos ilustrados: perspectivas glotopolíticas sobre las literacidades de los habitantes del páramo en medio del conflicto colombiano.

09/4/2021

Kauê Uematsu de Oliveira (Mestrando em Filologia e Língua Portuguesa DLCV - FFLCH - USP) - Línguas africanas, violência e corporalidade em "Os Africanos no Brasil", de Nina Rodrigues;

Profa. Dra. Roxana Quispe Collantes - La violencia e la letra: Escritura alfabética del runasimi cusqueño y retos para la revitalización.

16/4/2021

Selma Regina Olla de Almeida (Mestranda em Filologia e Língua Portuguesa - DLVC/FFLCH/USP). - Ensino de Português X Expropriação Linguística: construindo caminhos para uma consciência da violência exercida por meio da língua.

Daianne Castilho Silva (Mestranda PPGEL - UFCAT). - Percepções de refugiados sobre as aulas de línguas nos países de acolhimento e as relações com a violência.

23/4/2021

Profa. Dra. Yuliya Miteva (Universidade de Veliko Tarnovo - Bulgária). Título: História social de la lengua de las comunidades indígenas de Canarias.

30/4/2021

Profa. Ms. Amanda M. Santiago (PPGEL - UALL - UFCAT). Título: O mito do falante nativo nas aulas de inglês.

Profa. Ms. Ivonete da Silva Santos (PPGEL - UALL - UFCAT). A oficialização da língua portuguesa e violência: análise comparativa dos documentos oficiais do Brasil e Moçambique.

07/5/2021

Profa. Dra. Gyzely Suely Lima (IFTM).

Ketsia Kouassi (IFTM - Costa do Marfim).

Maella Greta (IFTM - Gabão).

Título: Histórias sobre a aprendizagem de Francês nas escolas de Gabão e Costa do Marfim: o não reconhecimento educacional da diversidade linguística.

14/5/2021

Profa. Ma. Mayara Mayumi (Doutoranda UNESP/Araraquara).

Título: A violência dos processos linguísticos durante e após a imigração japonesa no Brasil.

Profa. Ma. Irene Izilda Silva.

Título: Ressignificando as histórias de vida, o ensino de línguas, dialogando com a Educação Antirracista.

21/5/2021

Profa. Dra. Valeska Virgínia Soares Souza (UFU).

Título: Internalização botton-up: valorizando práticas locais na academia.

28/5/2021

Doutoranda Kendall Medford (Tulane University).

Título: Respeitando os falantes de variantes não-padrão na aula de alfabetização nos Estados Unidos.

Profa. Dra. Mariana Mastrella-de-Andrade (UNB).

Título: o projeto "inglês fora do eixo": rompendo com padrões de inglês para construir uma formação docente local.

04/06/2021

Profa. Dra. Aparecida de Jesus Ferreira - UEPG

Ensino de Língua Inglesa e Microagressões Racistas

Prof. Dr. Antônio Fernandes - PPGEL - UFCAT

Da frieza dos números à celebração das memórias: “gente merece existir em prosa”

11/06/2021

Prof. Dr. Donizete Aparecido - UFV

Quadrinhos alternativos e a luta contra a violência simbólica

Maria Carolina Almeida de Azevedo - Mestranda em Educação pelo PPGEduc -UFRRJ

Espaços Reais: afeto e protagonismo discente no ensino de línguas

18/06/2021

Daiane Ayumi Kassada - doutoranda em Direito Penal pela Faculdade de Direito da USP.
Linguagem, violência e justiça criminal

Profa. Dra. Viviane Bengezen - PPGEL-UFCAT e Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto - FE e FLP-FFLCH-USP

Encerramento do 1º ciclo

Clique aqui para acessar a programação geral do Ciclo de Colóquios do PPGEL 2021.